Apresentação a 10 de abril pelas 15H00 na Quinta das Carvalhas
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), através do Gabinete Técnico da Missão Douro, apresenta no próximo dia 10 de abril pelas 15H30 a 2.ª edição do “Prémio Vinha Douro”, uma iniciativa que valoriza o trabalho dos viticultores e o seu compromisso com a preservação e a sustentabilidade da paisagem duriense.
Com a presença do presidente da CCDR NORTE, António Cunha, o evento decorrerá na Quinta das Carvalhas, em Ervedosa do Douro, onde se localiza a vinha galardoada em 2023.
O “Prémio Vinha Douro” nasceu para promover e distinguir as boas práticas agrícolas e ambientais nas intervenções dos vinhedos, privilegiando o equilíbrio e a harmonia entre as soluções técnicas de inovação e de modernização dos sistemas de cultivo e as medidas de preservação e salvaguarda de materiais e práticas tradicionais.
Criado no âmbito do 20.º aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, este galardão da CCDR NORTE prevê a atribuição de distinções para parcelas integradas em explorações até ou superiores a cinco hectares de área.
As vinhas da Cartola, na Quinta das Carvalhas, e da Boiça de Baixo, propriedade da ‘Feel & Soul – Douro Wine Tourism’, foram as explorações vencedoras da primeira edição deste galardão, tendo sido atribuídas menções honrosas às vinhas de Sobrais (Quinta da Gaivosa) e do Síbio (Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro).
Com uma periodicidade bienal, o Prémio Vinha Douro é uma iniciativa da CCDR NORTE, através da Missão Douro, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro).